quinta-feira, 18 de setembro de 2008

SAMPA JAZZ | 25 A 28 DE SETEMBRO | THEATRO SÃO PEDRO

SAMPA JAZZ no THEATRO SÃO PEDRO

Músicos de vários países trazem o som contemporâneo
para um dos palcos mais tradicionais de São Paulo

Entre 25 e 28 de setembro, os brasileiros Jaques Morelenbaum, Badi Assad, Paulo Moura, Benjamin Taubkin, Sim One Sou e Robertinho Silva recebem os músicos Omar Sosa (Cuba), Saskia Laroo (Holanda), Mola Sylla (Senegal), Kholwa Brothers (África do Sul),
Corrie Van Binsbergen e a banda CRAM (Holanda)

O Sampa Jazz que pela primeira vez é realizado em São Paulo pretende ser um permanente intercâmbio musical entre artistas brasileiros e atrações internacionais vindas de diversos países. Este ano o evento reunirá músicos do Brasil, Holanda, Senegal, Cuba, Estados Unidos e África do Sul. Voltado para a música contemporânea, o Sampa Jazz acontecerá entre 25 e 28 de setembro no palco do tradicional e belo Theatro São Pedro, na Barra Funda, com seus 92 anos de idade, o segundo teatro mais antigo da capital.

Nessa primeira edição, o Sampa Jazz terá as seguintes atrações:

- na abertura, dia 25, às 21h, o grande violoncelista e arranjador Jaques Morelenbaum encontra o Omar Sosa Afreecanos Quartet, liderado pelo multiinstrumentista e cantor cubano que concorreu a três Grammy, com o cantor senegalês Mola Sylla, que teve participação destacada na trilha musical do filme Além do Azul Selvagem (The Wild Blue Yonder, 2005), de Werner Herzog, exibido na 29ª. Mostra de Cinema de SP;

- o dia 26, às 21h, marca a estréia do grupo Sim One Sou, da percussionista Simone Sou (agora sem o L), que se apresenta com a violonista Badi Assad e o grupo holandês CRAM, cuja bandleader é a conceituada guitarrista Corrie Van Binsbergen, a mais premiada artista do gênero na Holanda;

- no sábado 27, às 21h, o Sampa Jazz comemora os 50 anos de carreira de um grande músico, o percussionista Roberto Silva, em um encontro entre seu grupo e o duo formado pela trompetista holandesa Saskia Laroo, conhecida como a "Miles Davis de saias do jazz europeu", e o pianista americano Warren Byrd;

- no domingo, 28, às 18h, o encerramento do Festival é marcado por uma grande festa de culturas que se encontram: o pianista, compositor e produtor Benjamim Taubkin, acompanhado pelo Núcleo de Música do Abaçaí, com a participação especial do grande Paulo Moura, encontram-se com os Kholwa Brothers, o grupo de canto a capella e percussão corporal da África do Sul.

O Sampa Jazz é o mais novo evento do gênero no país, dividindo o mesmo formato e realização – a empresa Plataforma Brasil Holanda -, com o Olinda Jazz Festival (em sua quarta edição) e o I Recife Jazz Festival, que também acontecem em setembro. Os três eventos são parceiros do já consagrado Tudo é Jazz – Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto que está em sua sétima edição.

Esse Circuito de Jazz formado por Ouro Preto, Olinda, Recife e São Paulo, possibilita trazer um número maior de atrações internacionais e oferecer a programação para um público mais amplo.

O Sampa Jazz é produzido pela APAA, Theatro São Pedro, Plataforma Brasil Holanda. Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. Apoio da Pousada Ecovila, Ingresso Rápido e NFPK - Nederlandse Fonds voor de Podiumkunsten.
Programação

Dia
25/09/2008
A partir das 21h
Jacques Morelenbaum + Omar Sosa Afreecanos Quartet (Cuba) com o cantor Mola Sylla (Senegal)

Dia
26/09/2008
A partir das 21h
Sim One Sou + Badi Assad + CRAM com a guitarrista Corrie Van Binsbergen (Holanda)

Dia
27/09/2008
A partir das 21h
Robertinho Silva & Família + a trompetista Saskia Laroo (Holanda) e o pianista Warren Byrd (EUA)

Dia
28/09/2008
A partir das 18h
Benjamin Taubkin e Núcleo de Música do Abaçaí & Paulo Moura + Kholwa Brothers (África do Sul)

SAMPA JAZZ - Serviço:

Local: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171 – tel: 3667.0499) - próximo ao Metrô e Pça. Marechal Deodoro

Datas: 25 a 28 de setembro de 2008

Horários: quinta a sábado, 21h; domingo, 18h

Duração: 2h

Lotação: 636 lugares

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Ingressos online: Ingresso Rápido – 11.4003.1212 – www.ingressorapido.com.br

Acesso para portadores de necessidades especiais – Ar Condicionado – Não tem estacionamento

Classificação etária: Livre
O Café São Pedro, com serviços de café, bebidas, lanches, estará aberto em todos os espetáculos

Quatro Elementos Comunicação & Marketing Cultural

*****************************************
Comunicação - WZM Plataforma Brasil Holanda
55 11 3885-6979
http://www.plataformabrasilholanda.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

OLINDA JAZZ | 16 a 20 DE SETEMBRO |


OLINDA JAZZ

O evento, que começa nesta terça-feira (16) com a realização de residência direcionada para os músicos, das 14h às 17h, no Quilombo Urbano Nação Xambá, terá ainda uma programação de shows, nos dias 19 e 20, a partir das 20h, no Mercado da Ribeira.


O Olinda Jazz é uma parceria feita entre a Prefeitura Municipal, Fundação Quinteto Violado e a WZM – Plataforma Brasil Holanda.O evento traz nomes como Kholwa Brothers (África do Sul), Núcleo de Música do Abaçai (Brasil) e Benjamim Taubkin (Brasil). Abrilhantam o festival também a banda holandesa CRAM e o Quinteto Violado que, na ocasião, presta uma homenagem póstuma a Toinho Alves, idealizador e diretor artístico do festival.

De acordo com diretora de turismo da Secretaria de Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo do município, Juliana Rezende, o evento é um conceituado momento de intercâmbio musical entre artistas brasileiros e atrações internacionais vindas da Europa e África. “O Olinda Jazz possibilita que o público participe dessa troca não apenas assistindo o resultado do encontro das culturas no palco, mas também pelos workshops que acontecem com os artistas e entre eles”, complementa. Ainda de acordo com Juliana, a novidade este ano está por conta da residência que será realizada até o dia 18, no Quilombo Urbano, que fica na Rua Severina Paraíso da Silva, 65, Portão de Gelo, em São Benedito.

O Plataforma Brasil Holanda é um programa iniciado em 2000 pela empresa WZM Plataforma Brasil Holanda com o intuito de estimular o intercâmbio bilateral entre Brasil e Holanda nas áreas de cultura, esporte, educação, turismo e meio-ambiente. A iniciativa do intercâmbio atualmente se estende para diversos países da América Latina e da Europa.

Texto: Mônica Alcântara
Acesso Comunicação

*********************
Comunicação WZM Plataforma Brasil Holanda
Tel: 11 3885-6979

terça-feira, 16 de setembro de 2008

RECIFE JAZZ




DIA 19 - 21h
Abertura: TREMINHÃO
Show: OMAR SOSA AFREECANOS QUARTET (Cuba/África)

DIA 20 - 21h
Abertura: UPTOWN BLUES BAND
Show: KHOLWA BROTHERS (África do Sul)

DIA 21 - 20h
Abertura: QUINTETO VIOLADO
Show: Corrie van Binsbergen com CRAM e Saskia Laroo - Women in Jazz - (Holanda)

Local: Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/nº Santo Antônio - Recife - PE
Telefone: (81) 3232.2940

********************************************

Omar Sosa Afreecanos Quartet

Três vezes indicado ao Grammy, o aclamado pianista cubano traz sua nova formação ao Brasil pela primeira vez
Omar Sosa: compositor, arranjador, pianista e percussionista cubano, três vezes indicado para o prêmio Grammy. Nascido em 1965, sua música baseada no “afro-cuban jazz” é cheia de poder e paixão, sutileza e graça. Omar expressa a energia e narração do “hip-hop”, a experimentação e o espiríto livre do “jazz”, a emoção de um coro afro-equatoriano e a sensualidade da música popular cubana. O resultado é uma arte moderna, urbana, com um coração de “jazz latino”. É considerado um dos mais versáteis músicos de “jazz” da atualidade. Em 2006, seu CD "Mulatos" foi indicado para o prêmio de “Latin Jazz Album of the Year“ pela Associação de Jornalistas de Jazz de Nova York.
Na formação que se apresentará no Brasil, além do próprio Omar, o grupo Afreecanos contará com o baterista norte-americano Marque Gilmore, o baixista moçambicano Childo Tomas e o vocalista e percussionista senegalês Mola Sylla.

Site: http://www.omarsosa.com/




KHOLWA BROTHERS (África do Sul)


O grupo de dança tradicional e de canto a capella, Kholwa Brothers, foi formado em Durban, na África do Sul, em 1990, inicialmente com nove membros sob a liderança de Derrick Mlambo. No Brasil, se apresentará com um representante de cada voz (soprano, alto, tenor e baixo) sem qualquer acompanhamento instrumental além da percussão produzida pelos seus próprios corpos. Vão interpretar músicas tradicionais de sua terra, a província Kwazulu Natal, situada no norte do país.




Corrie van Binsbergen com CRAM

Versátil e criativo grupo holandês mostra sua música transversal
Formada pelo Conservatório de Utretcht, a guitarrista Corrie Van Binsbergen, líder do quarteto CRAM, se destaca pelo seu intenso envolvimento com diversos estilos musicais como o “rock”, “pop” e o “jazz” (incluindo a sua clássica improvisação), assim como por atividades culturais como teatro, dança, TV e até mesmo o circo. Essa ampla influência transparece em sua música, impossibilitando a sua classificação em uma única categoria e destacando seus aspectos de liberdade e flexibilidade. Em 1999, Corrie recebeu o “VPRO/Boy Edgard”, um dos prêmios mais cobiçados do jazz, pela sua criatividade, profissionalismo e versatilidade.
Os demais integrantes do CRAM que vão se apresentar no Brasil: o baterista Arend Niks, o saxofonista Rutger van Otterloo e o baixista Mick Paauwe.


Site: http://www.corrievanbinsbergen.com/

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CIRCUITO DE FESTIVAIS EM SETEMBRO! AGUARDEM INFORMAÇÕES!


Os festivais são um grande intercâmbio musical entre artistas brasileiros e atrações internacionais vindas da Europa, África e das Americas. Permite que o público participe dessa troca não apenas assistindo o resultado do encontro das culturas no palco, mas também pelos encontros que acontecem com os artistas e entre eles.

As cidades que sediarão os Festivais Internacionais de Jazz serão São Paulo, Olinda e Recife.

Em Olinda, o Olinda Jazz Festival acontecerá dos dias 16 a 20 de setembro.

Os 3 primeiros dias (16, 17 e 18) estão reservados para uma imersão e interação dos músicos no Quilombo Urbano Nação Xambá.

Esse encontro se traduzirá em conversas e experimentação musical, procurando estabelecer uma ligação entre as culturas descendentes, dos africanos que permaneceram no seu continente e daqueles que são filhos dos que foram levados para as Américas pela escravidão.

O público poderá conferir essa interação no dia 19 num show no Mercado da Ribeira.


O Recife Jazz Festival acontecerá nos dias 19, 20 e 21 no Teatro de Santa Isabel, em Recife.

Já o Sampa Jazz Festival acontecerá no Theatro São Pedro, em São Paulo, de 25 a 28 de setembro.


Aguardem mais informações em breve!

PLATAFORMA BRASIL HOLANDA EM PARCERIA COM FESTIVAL TUDO É JAZZ - OURO PRETO


O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz 2008, que ocorre anualmente em Ouro Preto, reúne nomes internacionalmente conhecidos no mundo do jazz, com uma enorme repercussão entre o público apreciador da música de qualidade. Esse ano ousamos convidar como "músico-residente" e grande homenageado o compositor, cantor e instrumentista Milton Nascimento, considerado como um dos três maiores músicos vivos da música do Sec. XXI.Esta é uma das maiores emoções que o festival de Ouro Preto vem nos proporcionar Para a crítica especializada é considerado um dos melhores Festivais de Jazz do Brasil

Organização / Informações: Mult Cult Produções e Eventos / Secretaria de Turismo de Ouro Preto
Telefone: (31) 3221-4173
Email:
turismo.ouropreto@gmail.com

Site: www.tudoejazz.com.br

Seguindo com o Circuito dos Festivais de Jazz, as atrações Kholwa Brothers (África do Sul), Omar Sosa Afreecanos Quartet (Cuba) e Mola Sylla (Senegal) participarão de outros festivais que acontecerão em outras cidades do Brasil.